Estudioso da obra de Tavares Bastos, o jornalista alagoano esbanjou conhecimento a respeito do pensamento federalista do pensador brasileiro do século XIX.

Tendo como tema central o pensamento federalista do intelectual nordestino do século retrasado, o jornalista, que também é professor e consultor na área de marketing politico, apontou outros temas paralelos em que Tavares Bastos foi precursor no Brasil.

Infelizmente ainda um ilustre desconhecido dos brasileiros, Tavares Bastos foi um visionário em muitos aspectos. Grande parte dos problemas que o Brasil vivencia atualmente já haviam sido estudados pelo grande intelectual, que morreu aos trinta e seis anos de idade, em Nice, na França.

Autor de inúmeras obras, entre as quais se destaca “A Província”, na qual ele mais explicitamente defende a descentralização política e administrativa do Brasil, tangenciando a questão do federalismo, ele atribuia a si mesmo o epíteto de “O Solitário” por muitas vezes defender causas que ninguém mais defendia, mas que mais tarde se mostraram absolutamente verdadeiras.

Mais sobre a vida deste gigante brasileiro pode ser encontrado na palestra do jornalista Luis Vilar, talvez o maior conhecedor atual da obra e pensamento de Tavares bastos: https://www.youtube.com/watch?v=H0h_Ft9mN3o

WhatsApp chat