Escritor Jorge Maranhão fará a palestra de encerramento do 2º Forum Federalista Nacional

Escritor Jorge Maranhão fará a palestra de encerramento do 2º Forum Federalista Nacional
Jorge Maranhão dará a honra ao Instituto Federalista de realizar a palestra de encerramento do 2º Forum Federalista Nacional.O escritor caracteriza-se por ser muito ativo. É jornalista, consultor e empreendedor social. Mestre em filosofia pela UFRJ, tem se dedicado às áreas da cultura, política, arte e comunicação. Fundador da Propaganda Professa, tem prestado consultoria na área de comunicação institucional e cidadania corporativa para empresas nacionais e estrangeiras desde 1981.

É autor de dois livros de ficção, além de ensaios como “A Arte da Publicidade”, de 1978, e de “Mídia e Cidadania”, de 1983. Em 2003, lançou “A Voz do Cidadão, o livro de mútua-ajuda da cidadania”e, em 2006,“Cultura de Cidadania, para construir um novo país”. Em 2018, “Destorcer o Brasil: de sua cultura de torções, contorções e distorções barroquistas”.

Tem colaborado com artigos de opinião para os principais jornais do país desde 1988, como O Globo, Jornal de Brasília, O Estado de São Paulo, revista Época e Valor Econômico. Atualmente é colunista fixo do Diário do Comércio de São Paulo e do Congresso em Foco de Brasília.

Dirige o Instituto de Cultura de Cidadania A Voz do Cidadão e edita o site www.avozdocidadao.com.br tendo produzido e apresentado por 10  anos os boletins da Voz do Cidadão nas rádios Globo e CBN.

Fundador do Instituto Millenium em 2005. É líder Avina desde 2003. E líder cívico RAPS desde 2016.

 No seu último livro, cujo título é Destorcer o Brasil: De Sua Cultura de Torções, Contorções e Distorções Barroquistas (Ibis Libris) trata da grande reviravolta política que ocorreu nos últimos anos. O brasileiro deixou de ser um eleitorado que beira a omissão para uma total polarização ideológica.

O autor defende a tese de que o Brasil chegou a um estágio que não anseia apenas por mudanças políticas, mas sim, por alterações em todo o complexo cultural, inclusive no comportamento social da própria cidadania, desde as manifestações de 2013. Jorge acredita que essa nova maneira de pensar e se posicionar vem surpreendendo até mesmo os analistas políticos, defendendo a hipótese de que para compreender o que está por vir a partir de 2019, há a necessidade de se refletir mais profundamente sobre toda a cultura brasileira, debate que deverá ocorrer, para além das redes sociais, nos espaços mais analíticos das mídias tradicionais.

O autor sustenta que a mentalidade barroquista, sem os limites estabelecidos pela Renascença e pelo Iluminismo, acabou por “vazar” para a cultura brasileira, como um todo. Por isso crê que os fatos socio-políticos recentes são apenas as manifestações de uma causa muito mais profund.a O barrquismo que nos caracterizou até agora atingiu os seus limites, por isso é de se esperar que a nação brasileira se torne mais racional, alterando completamente as suas relações sociais e políticas. Está ocorrendo uma mudança de paradigma.

Quem ler o interessante livro de Jorge Maranhão adquirirá uma visão diferenciada da nossa realidade presente.

Este livro poderá ser adquirido no 2º Forum Fedealista Nacional que será autografado pelo autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *