O Fórum Federalista Nacional, cuja primeira edição foi realizada em outubro de 2018, começa a tornar-se uma referência em federalismo no Brasil, apesar do pouco tempo em que foi lançado.

Idealizado para ser um evento onde o tema “federalismo” pudesse ser discutido longe das polarizações políticas danosas, procurou deste o início ser um espaço no qual a liberdade de expressão imperasse e todos pudessem ser ouvidos respeitosamente, embora as ideias nem sempre correspondam às posições adotados pelo Instituto.

A edição atual estava programada para ser realizada presencialmente; vários convidados estrangeiros, sumidades em suas áreas de atuação e expoentes das teorias federalistas, haviam confirmado suas presenças, quando se abateu sobre o mundo uma onda de pânico que travou as atividades econômicas, entre elas os transportes internacionais, impedindo o deslocamento de todos aqueles que trariam a sua contribuição intelectual ao evento.

Desnecessário dizer que o isolamento social imposto aos cidadãos por “autoridades” municipais e estaduais, desrespeitando inclusive os direitos individuais garantidos constitucionalmente também impediu completamente a realização presencial da terceira edição do Fórum.

O Coordenador-geral do Fórum Federalista, juntamente com a diretoria do Instituto Federalista, aguardou o andamento da situação, para tomar a decisão acerca da realização do evento. Esperava-se que a situação não se extendesse para além de dois meses, o que, evidementemente, não ocorreu.

Diante desta situação, tomou-se a decisão de realizá-lo virtualmente, para não interromper a evolução dos temas.

O Fórum conta com cinco sessões, um painel por sessão.

A primeira, no dia 15/Out/2020, é a palestra do jornalista Luis Vilar, de Alagoas, que falará sobre “O Pensamento Político de Tavares Bastos”.

Na segunda, no dia 22/Out/2020, o Jurista, Dr. Augusto Zimmermann, membro do Instituto Federalista, apresenta o tema “Federalismo Democrático”. Esta sessão contará com a participação do Dr. Rafael Pereira de Menezes, Diretor de Pesquisa do Instituto, e de William Bull, também membro do Instituto Federalista.

Na terceira, no dia 29/Out/2020, o jurista e constitucionalista Dr. Dircêo Torrecillas Ramos palestra sobre “Federalismo Assimétrico”. Esta sessão contará com as participações dos Cientistas Políticos, Dr. Luiz Carlos Ramiro Junior e Fábio Condeixa.

Na quarta, no dia 05/Nov/2020, os tributaristas Dr. Marcos Relvas e Roberto Wagner Lima Nogueira, discorrerão sobre o tema “Federalismo Tributário”. Ambos são autores de livros sobre o tema. Eles serão moderados pelo presidente do Instituto Federalista, Thomas Korontai.

Na quinta e última sessão, no dia 12/Nov/2020, o tema será “Federalismo Ambiental”, e contará com as contribuições da Dra. Samanta Piñeda, do Dr. Marcos Abreu Torres e do antropologo Edward Luz, que é membro do Instituto Federalista.

Todas as sessões começam as 20 horas e terminam até as 22 horas.

O canais onde podem ser assistidos são o do youtube https://www.youtube.com/c/InstitutoFederalista/ e na página do Instituto no facebook https://www.facebook.com/institutofederalista

WhatsApp chat