Logotipo IF Instituto Federalista
Brasil
Sublata causa, tollitur effectus : Suprimida a causa, cessa o efeito

O Federalista

Preencha o formulário abaixo para receber, gratuitamente, os boletins do Instituto Federalista em seu endereço eletronico:

Nome:

E-mail:

Cód. de Segurança



Contato
Sua Opinião
Declaração de apoio
   

Destaques


Idéias em Debate propõe o raciocínio sobre os problemas do país, com uma visão autonomista local, descentralista, portanto, federalista no mais amplo conceito. Dentro dessa forma de pensar, exponha suas idéias e soluções sobre o tema proposto. Mas lembre-se: raciocine de forma descentralizada, perguntando-se o que o municipio, ou o cidadão, ou a empresa podem fazer, ou se tal assunto é de âmbito estadual, ou ainda federal. Vale tudo para descentralizar, até autonomizar quarteirões e bairros.

A imprensa, em especial a Rede Globo, aplaudiu a sentença de 28,5 anos de prisão para o chefe da quadrilha que assassinou o jornalista Tim Lopes. Na saída do tribunal, o bandido ainda fez um sinal obsceno para a Sociedade Brasileira. É de se esperar que tempo previsto seja reduzido em 2/3 dependendo do "comportamento" do aprisionado. Se a autonomia federativa plena de estados estivesse em vigor, qual seria a sua opinião para a condenação de bandidos como este? Prisão perpétua? Pena de morte? Manutenção do modelo atual? Lembre-se que em um ambiente federalista pleno, cada estado poderá fazer suas leis penais, preferencialmente aprovadas por plebiscitos.

Proposto por Thomas Raymund Korontai em 26/05/2005

Está em discussão a volta do Estado da Guanabara, desta forma a atual capital, Rio de Janeiro, se transformaria em uma cidade-estado. O debate está em aberto! Se fosse adotado no Brasil este tipo de autonomização, quais outras cidades deveriam receber esse status? São Paulo, Recife? Belo Horizonte? Porto Alegre? Isso resolveria os problemas de administração e gestão das grandes metrópoles?

Proposto por Thomas Raymund Korontai em 17/03/2005