Logotipo IF Instituto Federalista
Brasil
Sublata causa, tollitur effectus : Suprimida a causa, cessa o efeito

O Federalista

Preencha o formulário abaixo para receber, gratuitamente, os boletins do Instituto Federalista em seu endereço eletronico:

Nome:

E-mail:

Cód. de Segurança



Contato
Sua Opinião
Declaração de apoio
   

Destaques


Idéias em Debate propõe o raciocínio sobre os problemas do país, com uma visão autonomista local, descentralista, portanto, federalista no mais amplo conceito. Dentro dessa forma de pensar, exponha suas idéias e soluções sobre o tema proposto. Mas lembre-se: raciocine de forma descentralizada, perguntando-se o que o municipio, ou o cidadão, ou a empresa podem fazer, ou se tal assunto é de âmbito estadual, ou ainda federal. Vale tudo para descentralizar, até autonomizar quarteirões e bairros.

Aquecimento global: é causado pelo Homem? Ou é mais uma onda criada para gerar novos negócios para oportunistas? Ou quem sabe, até novos efeitos políticos, com a utilização de muitos inocentes úteis para regular mais ainda a vida humana e centralizar os poderes? São perguntas bem provocantes. O que você concluiu até agora?

Proposto por Instituto Federalista em 12/12/2009

Com o lançamento do filme “O filho do Brasil”, uma biografia do atual presidente da República, e considerando que a legislação eleitoral proíbe cada vez mais formas de campanha para os demais candidatos, sejam eles à sua sucessão, sejam para os demais cargos majoritários, pergunta-se: Não seria mais correto – e ético - o filme ser lançado após as eleições de 2010?

Proposto por Instituto Federalista em 20/11/2009

COPA E OLIMPÍADAS NO BRASIL Esses dois eventos vão ser bons para o Brasil? Ou apenas para alguns estados próximos da realização em especial das Olimpíadas? A conta disso vai ser dividida com todos os brasileiros? É justo? Qual sua aposta para o valor final do custo das Olimpíadas, hoje em torno de US$ 25 bilhões?

Proposto por Instituto Federalista em 28/10/2009

Leia o artigo do Advogado Mário Barbosa Villas Boas publicado esta semana. É certo que o RJ divida os royalties do Pré-sal com outros estados? Se sim, porque não também o ICMS gerado por São Paulo? Ou do minério de MIG? Está certa essa imposição federal sobre a autonomia estadual? Comentários?

Proposto por Instituto Federalista em 14/09/2009

Com a volta de mais um ex-terrorista ao Brasil, reabre-se a discussão sobre as gordas indenizações que já levaram mais de 2 bilhões dos cofres públicos, para outros ex-terroristas presos duranteo regime militar. É Importante que se saiba que nenhum militar e nenhum civil que teha sido afetado pelos sequestros, assaltos e assassinatos cometidos pelos terroristas de então, recebem tais proventos, senão, parcos valores iguais ao salário mínimo vigente. O que você acha? É justo ser indenizado por algo que você luta e não vence? Você acha correto cometer crimes, incluindo os contra pessoas comuns, em nome de uma causa qualquer que seja?

Proposto por Instituto Federalista em 26/07/2009

O papel do Senado - com tantos escândalos que estão desonrando o Senado da República, não se pode falar em eliminá-lo, mas não se observa nenhuma proposta de reforma da instituição. A pergunta que propomos: senador deve realmente fazer leis? Não seria melhor se o Senado fosse apenas complemento do Congresso, instituição fiscalizadora, uma espécie de "grande conselho da Nação"?

Proposto por Instituto Federalista em 08/07/2009

Petrobrás - Novo escândalo provoca a criação de mais uma CPI, que poderá ser instalada se forem obtidas as assinaturas restantes. Na sua opinião, se a Petrobrás fosse privatizada, os acionistas seriam mais respeitados? Ou você acha que se poderia pensar em um relaxamento do "golden share" que privilegia o Governo Central nas decisões da empresa, para dar mais transparência e compartilhamento do poder de decisão? Seria um bom momento para se discutir a privatização? O preço do combustível seria menor? Você acha que empresas de petróleo são estratégicas para um país? Por que então os EUA não tem nenhuma estatal do petróleo? O mundo globalizado já não teria mudado esse conceito? Nã seria mais interessante privilegiar o consumidor do que aos governos e outros interesses? Provocações que exigem reflexões bem racionais. Aceita?

Proposto por Instituto Federalista em 12/05/2009

O bate-boca entre dois ministros do STF pode trazer à tona a possibilidade de as transmissões das sessões pela TV Justiça serem interrompidas. O que pensar? As transmissões ao vivo ajudam na transparência das decisões ou estimulam o teatro, a "vontade de aparecer", o chamado espetáculo midiático? Nos EUA e em vários países do 1º Mundo as sessões não são transmitidas ao vivo, nem filmadas para consumo público. Qual a sua opinião?

Proposto por Instituto Federalista em 28/04/2009

RACISMO? O Presidente da República, já conhecido por seus pronunciamentos polêmicos, para dizer o mínimo, decarou diante do Ministro Gordon Brown que a crise foi causada por "gente branca com olhos azuis". Na sua opinião,seria uma declaração racista? E, em caso afirmativo, seria punível de acordo com a Lei, que trata do racismo como crime? Qual sua opinião?

Proposto por Instituto Federalista em 27/03/2009

Raposa do Sol – Com a demarcação contínua decidida por 10 a 1 no STF, existe o risco de o Brasil perder para estrangeiros uma parte do território, como já aconteceu no começo do Século XX? A presença do Príncipe Charles na região poucos dias antes do julgamento, tem a ver com a decisão do STF? Os sete ministros indicados pelo atual presidente da República, podem ser considerados isentos? Você considera justa a decisão? O que pode acontecer mais ainda?

Proposto por Instituto Federalista em 22/03/2009