Logotipo IF Instituto Federalista
Brasil
Sublata causa, tollitur effectus : Suprimida a causa, cessa o efeito

O Federalista

Preencha o formulário abaixo para receber, gratuitamente, os boletins do Instituto Federalista em seu endereço eletronico:

Nome:

E-mail:

Cód. de Segurança



Contato
Sua Opinião
Declaração de apoio
   

Destaques


Idéias em Debate propõe o raciocínio sobre os problemas do país, com uma visão autonomista local, descentralista, portanto, federalista no mais amplo conceito. Dentro dessa forma de pensar, exponha suas idéias e soluções sobre o tema proposto. Mas lembre-se: raciocine de forma descentralizada, perguntando-se o que o municipio, ou o cidadão, ou a empresa podem fazer, ou se tal assunto é de âmbito estadual, ou ainda federal. Vale tudo para descentralizar, até autonomizar quarteirões e bairros.

Você acredita nos institutos de pesquisa? Circula pela rede uma série de denúncias fundamentadas em estudos mais apurados sobre a parcialidade das pesquisas de opinião sobre as candidaturas, em especial à Presidência da República. O que você acha? Seria exagerado considerar que pesquisa de opinião publicada + urna eletrônica = eleição garantida? O Brasil corre o risco de uma grande fraude? Ou é exagero, as urnas são confiáveis e as pesquisas refletem a realidade da vontade popular?

Proposto por Instituto Federalista em 17/08/2010

Caso Bruno Os requintes de crueldade do crime que chocou o País (mais um), ensejam novas discussões sobre a pena que lhe deve ser imposta. A pena de morte é uma delas. Você acha que os estados deveriam ter autonomia para decidir sobre sua legislação penal?

Proposto por Instituto Federalista em 10/07/2010

Escolha de juízes Você acha que os juízes que apitam partidas de futebol no Brasil, seja no Brasileirão ou nos estaduais, poderiam ser escolhidos em votação aberta dos interessados? Ou continuar a serem escolhidos por pouca gente, nos chamados arbitrais? Alguma outra idéia?

Proposto por Instituto Federalista em 20/06/2010

Israel, questão delicada. Considerando a nota do editorial do IF (Desfazendo a névoa)você considera que a ajuda humanitária deve ser feita por ativistas ou através de organismos como a ONU e Cruz Vermelha?

Proposto por Instituto Federalista em 04/06/2010

Propaganda política eleitoral – e se fosse livre, sem horários e épocas, como em outros países? Sem horário eleitoral gratuito e obrigatório em rádio e TV? E, por falar nisso, você acha justo alguns partidos terem mais espaço do que outros? Isso parece democrático? Qual sua opinião?

Proposto por Instituto Federalista em 10/05/2010

Qual sua opinião sobre o fato de os prazos estabelecidos pela FIFA para a realização da Copa de 2014 no Brasil não term sido cumpridos? Corremos o risco de perder o megaevento ou no final, "tudo vai dar certo"? Seria o caso de privatizar de vez o futebol no Brasil, já que os clubes ainda não são empresas? O que está errado?

Proposto por Instituto Federalista em 03/05/2010

Um casal mineiro conseguiu educar seus filhos em casa melhor do que na escola, a exemplo de milhões de casos nos EUA. O objetivo é dar maior qualidade e segurança diante da longa e grave crise do ensino no Brasil. Mas eles foram condenados pela Justiça Brasileira. Qual sua opinião? Os pais deveriam ter direito de educar seus filhos em casa, se tiverem condições, sempre submetendo-os a exames oficiais? Ou você teria outra idéia?

Proposto por Instituto Federalista em 18/04/2010

O Senado deverá tratar sobre legislação que proíbe fumódromos até mesmo em calçadas e sacadas de bares e restaurantes. Antes de discutir o mérito da medida, você não acha que seria mais justo esse assunto ser decidido pelo Povo de cada estado?

Proposto por Instituto Federalista em 20/03/2010

A libertação de um dos assassinos do garoto João Vitor, por força do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente - reacende a discussão sobre a maioridade civil e penal. Você considera que esse assunto deveria ser resolvido pelo povo de cada estado? Se você tivesse a oportunidade de votar por opções em uma proposta de Lei Estadual estabelecendo uma idade civil, qual seria sua escolha?

Proposto por Instituto Federalista em 27/02/2010

Direitos do Estado – Direitos Desumanos Em relação ao decreto do 3º PNDH você considera que: 1. Que é prejudicial ao brasileiro como indivíduo, e o Congresso Nacional vai rejeitá-lo integralmente; 2. Que é necessário e que o Congresso Nacional vai acabar aprovando alguns tópicos para agradar o Presidente da República, os tais “movimentos sociais” e a Sociedade Brasileira, tentando encontrar um meio termo negociado. 3. Que o Brasil já está praticamente dominado, pouco há para ser feito na defesa da propriedade e demais direitos de uma sociedade aberta. O que você acha?

Proposto por Instituto Federalista em 05/02/2010