Logotipo IF Instituto Federalista
Brasil
Sublata causa, tollitur effectus : Suprimida a causa, cessa o efeito

O Federalista

Preencha o formulário abaixo para receber, gratuitamente, os boletins do Instituto Federalista em seu endereço eletronico:

Nome:

E-mail:

Cód. de Segurança



Contato
Sua Opinião
Declaração de apoio
   

Destaques


Idéias em Debate propõe o raciocínio sobre os problemas do país, com uma visão autonomista local, descentralista, portanto, federalista no mais amplo conceito. Dentro dessa forma de pensar, exponha suas idéias e soluções sobre o tema proposto. Mas lembre-se: raciocine de forma descentralizada, perguntando-se o que o municipio, ou o cidadão, ou a empresa podem fazer, ou se tal assunto é de âmbito estadual, ou ainda federal. Vale tudo para descentralizar, até autonomizar quarteirões e bairros.

Sobre a Comissão da Verdade, você acredita que será imparcial em relação aos dois lados - militares e guerrilheiros? Você acha que isso deveria ser reavivado?

Proposto por Alberto Rosa em 18/11/2011

Você acha possivel que a Copa do Mundo de 2014, por causa dos atrasos e confusões generalizadas, falta de planejamento e corrupção, não seja realizada no Brasil?

Proposto por Instituto Federalista em 10/04/2011

Você acha que um juiz pode julgar diferentemente do que preceitua a Lei mesmo que para buscar a justiça?

Proposto por Instituto Federalista em 06/03/2011

Egito - e agora? A democracia ainda é desconhecida daquele povo, você vê risco de grupos terroristas subirem ao Poder, pela via do voto? Como ficarão as coisas no Oriente Médio?

Proposto por Instituto Federalista em 13/02/2011

Conflitos no Egito - Quais as possibilidades? Transformação em um novo Irã? Democracia de verdade? Guerra civil generalizada? Ampliação da instabilidade para o resto do mundo? O que você acha?

Proposto por Instituto Federalista em 05/02/2011

Você acha que Lula será convenientemente esquecido e talvez até desmoralizado pela sua sucessora? Será que Dilma destruirá seu “criador”? Ou o protegerá a ponto de ele ter condições de retornar em 2014?

Proposto por Instituto Federalista em 29/01/2011

Wikileaks – bom ou ruim? A verdade sempre prevalece, mais cedo, mais tarde. Mas há vezes em que a verdade, inoportunamente, pode criar mais estragos do que se pretendia. Você considera importante jogar tudo no ventilador do mundo? É bom para a democracia e a diplomacia? Ou provoca prejuízos em negociações que exigem tolerância pelas diferenças, até que se chegue aos resultados desejados? É bom desmoralizar ou desnudar tudo? Ou manter o pudor ainda é necessário para que as superfícies continuem a servir de referências de conduta? Você conseguiria viver em sociedade com plena autenticidade de seus pensamentos e opiniões? O que você acha desse modelo globalizado de “sinceridade”?

Proposto por Instituto Federalista em 10/12/2010

A Lei de Contravenções Penais, de âmbito nacional como a maioria no Brasil, permite que presos em celas de “segurança máxima” recebam visitas de familiares, possibilitando a transmissão de ordens de comando para fora da prisão. Você acredita que se este tipo de lei fosse estadual seria mais fácil adaptá-la para cada situação?

Proposto por Instituto Federalista em 03/12/2010

Um dos temas que polemizou as eleições ora encerradas foi o aborto. Na sua opinião, a questão poderia ser debatida e decidida pelo povo de cada estado?

Proposto por Instituto Federalista em 05/11/2010

Você concorda que deveriam ser proibidas as pesquisas de opinião no período de campanhas eleitorais? Que as pesquisas deveriam ser utilizada apenas como instrumento de interesse interno dos partidos e candidatos?

Proposto por Instituto Federalista em 07/09/2010