Logotipo IF Instituto Federalista
Brasil
Sublata causa, tollitur effectus : Suprimida a causa, cessa o efeito

O Federalista

Preencha o formulário abaixo para receber, gratuitamente, os boletins do Instituto Federalista em seu endereço eletronico:

Nome:

E-mail:

Cód. de Segurança



Contato
Sua Opinião
Declaração de apoio
   

Destaques


Confira abaixo os artigos relacionados à causa federalista, escritos por estudiosos dos meandros políticos, econômicos e sociais. Os artigos aqui publicados têm a finalidade de provocar meditações, não refletindo, necessariamente, a opinião do Instituto Federalista e sim a dos seus próprios autores.
Desmistificando o Demônio do Desmatamento –A Amazônia Brasileira
Demonizar o desmatamento não faz sentido, e transforma uma situação altamente favorável em um tabú. A Amazônia Brasileira é tratada como uma entidade, algo que pudesse ser “morto” ou “destruído”,
Eder Zanetti em 27/03/2010
Chega de exploração!
O olho grande dos parasitas está colocando em risco o modelo federalista, que já vinha sendo destruído no País faz tempo, com a concentração cada vez maior de poder e recursos em Brasília.
Rodrigo Constantino em 20/03/2010
Filhos do Iluminismo
Benjamin Franklin, um dos mais respeitados “pais fundadores”, fora criado como um Presbiteriano, mas reconhecia que o importante eram poucas regras de bom senso comuns a todas as religiões
Rodrigo Constantino em 13/03/2010
Instinto escravagista das formigas.
Grande diferença: em países de terceiro mundo, rumando para o quarto como o Brasil, grande parte da população vive como escrava, trabalhando eternamente para um pequeno número de pessoas que vivem geralmente isoladas numa redoma com seu poder central
Ulisses Alfredo dos Santos Lima em 06/03/2010
Taxas de juros do cartão de crédito dos EUA e Brasil
Aqui nos EUA temos uma taxa que considerava exorbitante por volta de 15 a 30 % ao ano de juros do cartão de crédito. Considerava, se comparada ao Brasil...
André Luiz Andrade em 27/02/2010
Estado forte
Estado forte significa: Estado ético, justo, baseado na tripartição dos poderes e na supremacia da lei; Estado federal mínimo, a serviço do indivíduo, garantindo justiça, segurança, ensino e saúde básicos.
Ingo Schmidt em 05/02/2010
O impostômetro e o caos social
Quando a carga tributária ultrapassa os 20% do PIB, os países começam a sofrer queda da produção, da renda, dos salários e dos empregos e “na medida em que ela aumenta, aumentam também os custos sociais”.
Alfredo Marcolin Peringer em 21/12/2009
A Catástrofe Iminente.
O aquecimento global iniciou-se há cerca de 100.000 anos, quando a humanidade mal ocupava uma pequena fração da África, sul da Ásia e Europa.
Mário Barbosa Villas Boas em 12/12/2009
Perda de tempo!
Como não admitir o melhor desempenho, em termos de liberdade e prosperidade, de Alemanha Ocidental versus Alemanha Oriental, de Coreia do Sul versus Coreia do Norte, dos EUA versus URSS?
Rubem de Freitas Novaes em 02/12/2009
De novo o centralismo
O desfecho da história daqueles regimes autoritários todos já conhecem: Um acelerado e elevado crescimento econômico da União Federal em detrimento dos Estados e principalmente dos municípios.
Daniel de Oliveira Costa em 20/11/2009