Logotipo IF Instituto Federalista
Brasil
Sublata causa, tollitur effectus : Suprimida a causa, cessa o efeito

O Federalista

Preencha o formulário abaixo para receber, gratuitamente, os boletins do Instituto Federalista em seu endereço eletronico:

Nome:

E-mail:

Cód. de Segurança



Contato
Sua Opinião
Declaração de apoio
   

Destaques


Confira abaixo os artigos relacionados à causa federalista, escritos por estudiosos dos meandros políticos, econômicos e sociais. Os artigos aqui publicados têm a finalidade de provocar meditações, não refletindo, necessariamente, a opinião do Instituto Federalista e sim a dos seus próprios autores.
Tributar os ricos penaliza mais os pobres
É famosa no anedotário econômico a história de dois indivíduos, um social-democrata e outro liberal clássico, discutindo sobre economia, em que o primeiro, querendo mostrar as vantagens do distributivismo, afirma que em seu país estavam conseguindo..
Alfredo Marcolin Peringer em 20/06/2010
Brasil: crescimento sustentável?
Detentor da maior bacia fluvial do mundo, nunca soubemos aproveitá-lo comercialmente. E, pasmem, o transporte fluvial é 12 (doze) vezes mais barato que o transporte rodoviário, nossa matriz principal.
José Celso de Macedo Soares em 12/06/2010
Alimentos e impostos
Pesquisa recente mostra a carga média de impostos sobre alimentos em alguns países: Estados Unidos, 0,7%; Europa, 5%; Brasil, 17%. Aí estão os números
José Celso de Macedo Soares em 04/06/2010
Federalismo e eleições
Os políticos, com as exceções de praxe, fazem estas coligações obedecendo aos interesses do seu Estado. Podem chamar isto de oportunismo político mas, para mim, mostra espírito federalista que, está mais arraigado nos brasileiros do que parece.
José Celso de Macedo Soares em 24/05/2010
Plano Nacional de Doutrinação
Quando a educação é uma concessão pública, surge um evidente problema: qual será a educação oficial do governo? Parece óbvio que este modelo irá incentivar todo tipo de disputa e briga entre grupos de interesse...
Rodrigo Constantino em 17/05/2010
Reformando o Estado
Uma Federação, para fazer sentido pleno, tem de permitir que as partes que a compõem compitam entre si na atração de indivíduos e empresas. Impedir que isto ocorra tem o mesmo efeito maléfico de monopólios ou cartéis na economia privada.
Rubem de Freitas Novaes em 10/05/2010
Recorde no Déficit Público dos EUA
Os gastos atingirão recordes astronômicos até o fim do mandato dele se continuar neste caminho, algo que nunca foi visto antes na história dos EUA
André Luiz Andrade em 03/05/2010
Brasília e Tiradentes
Enquanto empresas competem e isto é saudável, o próprio governo chama de “guerra fiscal” a disputa de estados por investimentos produtivos.
Rodrigo Constantino em 26/04/2010
Erros recorrentes
Os poderes públicos – prefeitura e governo do Estado – em lugar de desestimular tais ocupações irregulares, permitem que esses imóveis irregulares tenham instalações de água e luz.
Mário Barbosa Villas Boas em 18/04/2010
O Grande Roubo de Brasília
De um total de mais de 204 bilhões de reais em impostos federais gerados pelo Estado de São Paulo, como participante do FPE - Fundo de Participação dos Estados, recebeu através do redistributivismo federal apenas R$ 362 milhões.
Wagner da Costa Godoi em 11/04/2010