Logotipo IF Instituto Federalista
Brasil
Sublata causa, tollitur effectus : Suprimida a causa, cessa o efeito

O Federalista

Preencha o formulário abaixo para receber, gratuitamente, os boletins do Instituto Federalista em seu endereço eletronico:

Nome:

E-mail:

Cód. de Segurança



Contato
Sua Opinião
Declaração de apoio
   

Destaques


Confira abaixo os artigos relacionados à causa federalista, escritos por estudiosos dos meandros políticos, econômicos e sociais. Os artigos aqui publicados têm a finalidade de provocar meditações, não refletindo, necessariamente, a opinião do Instituto Federalista e sim a dos seus próprios autores.
Entrevista com Eusinho da Silva
O centralismo político transformou o País no maior risco concentrado do mundo. Como estamos moldados na prática unitarista, quando o Governo da União erra, todos os entes federados vão para o brejo...
Jorge Ernesto Macedo Geisel em 03/10/2006
Um jeito de transformar o eterno jeitinho brasileiro
Não somos diferentes de outros povos. Acreditar nisso é nos colocar na eterna situação de inferioridade imposta pelo sistema em vigor.
Thomas Korontai em 26/09/2006
Creche Brasil
Centralizar nacionalmente medidas sociais é demonstração de covardia moral ou de ignorância em ação. As reformas das reformas sobre reformas, procedentes de Brasília, são o exemplo dos males trazidos pelo centralismo governamental aos Brasís.
Jorge Ernesto Macedo Geisel em 18/09/2006
Coronelismo, oligarquias e federalismo
As oligarquias regionais, quando desprovidas de melhores intenções, são sustentadas no Brasil pelos elos partidários que lhes dão importância relevante na distribuição de recursos federais.
Jorge Ernesto Macedo Geisel em 06/09/2006
O Princípio da Subsidiariedade
Os programas governamentais, como os que o atual governo vem desenvolvendo, mesmo que fossem de fato bem intencionados e pudessem ser bem executados, só são capazes de enxergar as necessidades materiais.
Ubiratan Jorge Iorio de Souza em 29/08/2006
O mapa da mina
Quando se planeja para a posteridade, temos que levar em conta que a virtude não é hereditária, como recomendava Thomas Paine em seu Common Sense. A pátria não pode dar a felicidade; existe para ajudar os homens na conquista da felicidade.
Jorge Ernesto Macedo Geisel em 19/08/2006
O futebol da \"República\" Imperial do Brasil
Enfim, as grandes decisões internas pertencem à União, mas o Brasil não é uma FEDERAÇÃO? Precisamos distribuir as responsabilidades. Para que servem, efetivamente, as Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais?
Fernanda Machado de Oliveira em 07/08/2006
Reformas ou Transformação?
Que tal um Brasil de Primeiro Mundo agora? É possível. Os federalistas tem o projeto e o modo de agir para se fazer tais transformações.
Thomas Korontai em 24/07/2006
A ignorância de Estado
A ignorância de estado, por parte dos governantes e dos governados brasileiros, tornou o Indivíduo, o verdadeiro protagonista do desenvolvimento, da produção e do consumo, num desajustado social, num aspirante à imigração ou à informalidade.
Jorge Ernesto Macedo Geisel em 15/07/2006
Diferença de rumos
A Sociedade da Confiança funciona para a maioria e os infratores, que sempre são poucos em qualquer sociedade, não formulam as regras.
Thomas Korontai em 28/06/2006