Logotipo IF Instituto Federalista
Brasil
Sublata causa, tollitur effectus : Suprimida a causa, cessa o efeito

O Federalista

Preencha o formulário abaixo para receber, gratuitamente, os boletins do Instituto Federalista em seu endereço eletronico:

Nome:

E-mail:

Cód. de Segurança



Contato
Sua Opinião
Declaração de apoio
   

Destaques


Confira abaixo os artigos relacionados à causa federalista, escritos por estudiosos dos meandros políticos, econômicos e sociais. Os artigos aqui publicados têm a finalidade de provocar meditações, não refletindo, necessariamente, a opinião do Instituto Federalista e sim a dos seus próprios autores.
Os Tribunais de Contas - transformação necessária
Tal fiscalização pericial poderia ser entregue a empresas de Auditoria Independente (o que representaria grande economia ao Estado), adotando-se rodízio das mesmas ou não, tudo conforme a realidade de cada entidade a ser auditada.
Wagner da Costa Godoi em 23/07/2007
A dependência dos municípios
Esta disfunção constitucional faz do Estado, em especial da União um grande pai adotivo de todos
Wagner da Costa Godoi em 17/07/2007
Da honra e da vergonha perdidas
Como compreender, então, que muitas importantes figuras públicas brasileiras também acusadas de corrupção ajam com freqüência como se fossem verdadeiros heróis nacionais?
Ubiratan Jorge Iorio de Souza em 09/07/2007
As falhas do Positivismo
Para os positivistas, a centralização do poder político e a subordinação das instituições aos interesses particulares não era um obstáculo, mas sim uma condição para a criação de riqueza. As falhas dessa crença são várias.
Rodrigo Constantino em 26/06/2007
A refundação das instituições nacionais
Assuntos tais como competência legislativa em matéria civil, penal, tributária, trabalhista, processual e administrativa devem ser incumbidos à esfera legislativa dos entes federativos.
Lindolpho Cademartori em 21/05/2007
Conheça um pouco de New Hampshire
São muitos os exemplos práticos no mundo, onde cada individuo faz o federalismo acontecer conforme os costumes locais, respeitando as diferenças e os direitos obtidos pela história
André Luiz Andrade em 15/05/2007
A Suíça e a Missão Civilizatória Européia
A Suíça é, portanto, um país federalista por excelência, e a parcela de poder que os cantões delegam ao Estado federal concentra-se nas questões de segurança e de política externa.
Cláudio Tellez em 23/04/2007
Ainda enforcados!
Libertas quae sera tamen - Se já foi feito lá fora, podemos fazer aqui.
Thomas Korontai em 09/04/2007
Inteligência Social
O sentimento de inferioridade diante do mundo desenvolvido, requer a liberdade para mudar, para inovar relacionamentos políticos e sociais. O livre mercado, o devido respeito às autonomias políticas dos entes federados.
Regina Caldas em 26/03/2007
O Princípio da Subsidiariedade - republicação
A negação do princípio da subsidiariedade, que ocorre quando as soluções dos problemas são passadas para o Estado ou para organizações hierarquicamente superiores, na prática, acarreta uma ilusão de ótica e suas consequências
Ubiratan Jorge Iorio de Souza em 19/03/2007