Logotipo IF Instituto Federalista
Brasil
Sublata causa, tollitur effectus : Suprimida a causa, cessa o efeito

O Federalista

Preencha o formulário abaixo para receber, gratuitamente, os boletins do Instituto Federalista em seu endereço eletronico:

Nome:

E-mail:

Cód. de Segurança



Contato
Sua Opinião
Declaração de apoio
   

Destaques


Confira abaixo os artigos relacionados à causa federalista, escritos por estudiosos dos meandros políticos, econômicos e sociais. Os artigos aqui publicados têm a finalidade de provocar meditações, não refletindo, necessariamente, a opinião do Instituto Federalista e sim a dos seus próprios autores.
A Pedra de Toque
Existem diversas máscaras de Federação. Umas são mais abertas em suas franquias de liberdade de autodeterminação federativa. Outras tão fechadas, como qualquer Estado unitário centralizador.
Jorge Ernesto Macedo Geisel em 05/11/2007
A Federação no Brasil: um mito
Que os estados possam ir à falência por descumprimento de suas obrigações financeiras, cabendo então a intervenção federal como, aliás, já está previsto na Constituição.
José Celso de Macedo Soares em 29/10/2007
O buraco é mais embaixo
Qualquer cidadão, então, consegue perceber que a inclusão de mais unidades federativas, cada uma com novas estruturas, espelhadas no gigantismo burocrático do Estado Brasileiro, influirá no tamanho das fatias citadas.
Thomas Korontai em 15/10/2007
Federalismo no Iraque pode ser a solução
A idéia é manter um Iraque unificado através da federação, dando a curdos, xiitas e sunitaso controle de suas vidas cotidianas em suas próprias regiões.
Fábio Lins em 02/10/2007
O Poder corrompe
Lord Acton considerava que não era alguma classe específica que seria inadequada para governar, mas sim que todas as classes eram inadequadas. O poder deve ser descentralizado, e por esse motivo Acton defendia o Federalismo.
Rodrigo Constantino em 24/09/2007
O auto-governo
A subsidiariedade consiste basicamente que tudo o que for possiver de se realizar no plano local, ou mesmo individual será feito, havendo a conjunção de forças para se resolver problemas de maior vulto.
Roberto Tonin em 11/09/2007
As raízes do federalismo brasileiro
O municipalismo que herdamos de Portugal - onde a influência do absolutismo avançava para o centralismo estatal - em boa parte se formou consuetudinariamente nas capitanias
Jean Alex Tamazato em 04/09/2007
Somos diferentes?
Se tentássemos reformar a CF/88 realmente seria uma bagunça maior ainda, porque toda a bagunça atual que se verifica no Brasil é sistêmica.
Thomas Korontai em 20/08/2007
A Economia e seus muitos donos
Estudo da FEBRABAN, com relação aos juros, mostra que as taxas são altas porque há mais depósitos compulsórios do sistema financeiro no Banco Central do que em crédito rural e habitacional, juntos.
Alfredo Marcolin Peringer em 06/08/2007
Os Tribunais de Contas II
Foram gastos nos últimos 7 anos mais de 2,5 milhões de reais pelo tribunal de Contas (dinheiro do estado} para que a sentença final do TCE culminasse na devolução de pouco mais de 50 mil reais.
Wagner da Costa Godoi em 31/07/2007